jueves, 28 de junio de 2007

SINOPSES VÍDEOS BASTARDOS VOL.2 – PORTO ALEGRE

MOSTRA DE VÍDEOS BASTARDOS NO CINEESQUEMANOVO 2007

“PRAÇA PAROBÉ, VARSÓVIA, 2007”
(Stop Motion, DVD, 1’30”, 2007)
Autor: Ali Khodr
Sinopse: Na Praça XV de Novembro, popularmente chamada de Praça Parobé, um tapume branco e uma porta. Uma pequena janela semi-aberta deixa vazar uma cor azul-céu. Um recorte quadrado que permite entrever um lugar indefinido, no centro da cidade de Porto Alegre. Que lugar é esse? Este vídeo faz parte do projeto “Prisão sob o Céu de Varsóvia” que tem por objetivo refletir sobre a noção que se tem dos lugares, ou do lugar como ficção.

INÉRCIA
(1’25”, 2006)
Autor: Camila Mello
Sinopse: Imagens instáveis de um corpo submetido à força impressa pelo movimento.



PORTUALLERIA
(5’25”, 2007)
Autor: Cristiane Oliveira
Sinopse: Uma pequena coleção de imagens encontradas em um passeio pelas ruas de Porto Alegre.
http://www.youtube.com/watch?v=mnguMTzpY8g

BEATRIZ PARA SÃO PAULO
(dvd, 6’40”, 2007)
Autor: Cristina Ribas
Sinopse: O encontro entre uma mulher e um quarto de hotel faz surgir Beatriz – acaso costurado também pela música


A TELA BRANCA
(dvd, 3’50”, 2007)
Autor: Cristina Ribas
Sinopse : Registro que se repete como farsa. É a recriação por fotografia, vídeo, matérias de jornal e música, da intervenção homônima realizada no prédio da Associação da Imprensa de Pernambuco. Esta instalação onsistiu na instalação d euma tela branca em uma janela do 11º andar do prédio, dois andares abaixo de uma antiga sala de cinema (CINEMA AIP). A janela-tela ficava acesa à noite e assemelhava-se a uma tela de cinema iluminada, sobre a qual, no entanto, não se projetava nenhuma imagem.

VÍDEOS POSTAIS
(6’53’’, 2006/2007)
aUTOR: dANIELE mARX
Sinopse: Vídeos postais é uma anotação que faz do vídeo um postal, coletando fragmentos de memória em diferentes lugares. As imagens destas anotações quando projetadas são uma mistura de contemplação, documento e nostalgia. Nesta compilação são exibidos 4 vídeos postais: feliz ano novo - brasil summer time - zé da folha - estamos livres porque neva.

CAIXA DE MEMÓRIAS
(1’21”, 2005)
Autor: James Zortea e Lilian Maus
Sinopse:: Animação "stop motion" sobre pequenos objetos de ferro, observados em uma caixa repleta de frestas. Aos poucos, o imaginário lúdico do espectador voyeur dá vida a esses objetos marcados pelo desuso.

OUTRO FINAL
(3’47”, 2006)
Autor: James Zortea
Sinopse: Vídeo-experimento onde pequenas animações digitais são geradas pelo sorteio de softwares e cruzadas com alguns registros do processo de criação dos desenhos no atelier.

CIRCUITO
(7’, 2007)
Autor: Juliano Ambrosini
Sinopse: Imagens de um percurso pela cidade em diferentes pontos de vista.



NA LINHA
(vídeo, 50”, 2oo7).
Autor: Luiz Roque Fº
Sinopse: passarinho na linha.





ORGANISMO
(vídeo digital - 11’, 2007)
Autor: Manuela Eichner
Sinopse: à procura de/ os objetos estão em toda parte/ recolho os pedaços e continuo catando-ando/ no movimento/ outros catadores dos restos da cidade/ encontro/ este vídeo guarda um pouco do movimento, meu e deles, dentro da cidade.


KILMAYR
(10mins, 2005).
Autor: Marcio Schenatto
Sinopse: “Kilmayr” é um guri com uma visão muito particular da profissão que exerce e da cidade onde vive. Ele é verborrágico, e dispara palavras na mesma velocidade que varre as ruas de Caxias do Sul. O documentário mostra a relação de amor e ódio entre o varredor e a rua, no ponto de vista do diretor, que foi colega dele na varrição. A câmera, com movimentos rápidos, tenta acompanhar Kilmayr no mesmo ritmo de sua vassoura.

SINALEIRA
(2’02”, 2007)
Autor: Rafael Pagatini
Sinopse: A imagem de uma sinaleira e a passagem do tempo são trabalhados com ruídos e movimentos que se fundem, formando uma relação análoga entre a imagem e som.


STOP EMOTION
(2’24”, 2005)
Autor : Reginaldo Porto Alegre
Sinopse: Animação em stop motion, constituida por centenas de fotografias digitais nas quais aparece o artista construindo e desconstruindo personagens em massa cerâmica. Como áudio, a apropriação de propagandas veiculadas em televisão. Não qualquer propaganda mas aquelas que apresentam produtos ditos como fantásticos, indispensáveis, maravilhosos, que oferecem imediata e completa satisfação ao consumidor.

RE-AÇÃO SONORA
(10’, 2007)
Autor: Coletivo C.D.M. (Centro de Desintoxicação Midiática)
Sinopse: Este vídeo registro trata de uma intervenção urbana sonora realizada na cidade de Pelotas/RS em dezembro de 2006 pelo coletivo C.D.M. A intervenção compreende inusitadas vinhetas sonoras criadas pelo grupo e amplificadas pelas "publicicletas" quecircularam pelo centro da cidade por um período de uma hora.

LINHA LARANJA NO TÚNEL DA CONCEIÇÃO
(2’13”, 2005)
Autor: Laranjas
Sinopse: Registro da ação de colagem de uma linha de 150m de cor laranja no túnel da conceição em Porto Alegre. 12 de junho de 2002.


ESPAÇOS TEMPORÁRIOS
(vídeo digital - 11’48, 2007)
Autor: O Mergulho (manuela eichner, jorge soledar e camila mello - www.corpoliquido.nafoto.net)
Sinopse: Imagens-movimento de uma ocupação no Auditorium Tasso Corrêa - IA pelo coletivo mergulho, que realiza ações diante de aparelhos(camêras de vídeo) como forma de um relacionamento ativo na construção da imagem.

COMPLEXOS / VAZIOS
(vídeo digital, 6'27'', 2004)
Autor: POIS (Claudia Paim, Luciano Zanette e Marcelo Gobatto)
Sinopse :Vídeo composto por três momentos: Imagens que indicam um movimento sobre um rio. Imagens dos espaços vazios institucionais e arquitetônicos da cidade de Porto Alegre. Palavras escritas e pronunciadas tendo o vazio como foco.
O som teve a participação especial do compositor James Corrêa.
http://www.youtube.com/watch?v=6AMwBYTpYX8


No hay comentarios: